top of page

Como iniciares-te na Jornada da tua Cura?

Atualizado: 25 de mai. de 2023

Aqui vais ter noções bastante amplas de como começares a traçar o teu caminho, para começares a sarar traumas, feridas, vícios e hábitos nocivos por ti mesmo e aplicar no teu dia-a-dia!


O teu processo de Cura inicia-se Aqui e Agora.

Muitas pessoas têm uma ideia que para iniciar o seu processo de Cura devem imediatamente contratar um profissional, começar algum desporto, mudar a alimentação ou fazer outro algo específico. É verdade que é indispensável a ajuda de um Psicoterapeuta ou terapeuta na Jornada da tua cura e evolução, pois ele mais que ninguém irá orientar-te para os caminhos certos, ao invés de por ti mesmo escalares essa montanha rochosa e perigosa, e aprender por tentativa-erro. Nada contra, com tentar e falhar, aliás é assim que se aprende muita coisa e se ganha muita experiência, mas o profissional certo fará com que ganhes muitos anos prevenindo muitos possíveis erros.

No caminho para me tornar Psicoterapeuta, a minha formação e experiência foi ganha muito mais no campo de guerra do que propriamente numa sala de aula, a teórica é fantástica, não haja dúvidas, mas meter as mãos na massa, aí é que se aprende deveras! Podes passar anos a estudar as diversas maneiras de fazer agachamentos, alongamentos ou nadar de costas, mas garanto-te que é quando iniciares a execução dessas ações que inicias deveras a tua aprendizagem.

Neste percurso desenvolvi diversas metodologias, nas quais as pude passar para dezenas de pacientes com quem tive o imenso prazer de mentorear e guiar.

E hoje irei dar-te uma pitada do meu sal.


 



Porque é que iniciar o processo de Cura de forma autónoma é tão importante?


Não é necessário esperar por auxílio de alguém para iniciar a limpeza da nossa casa, se ela já tem bastante lixo, algumas paredes esburacadas e um teto quase a ruir, não achas que esperar pode ser o culminar de uma catástrofe?






O que deves ter em Consideração antes de embarcares nisto sozinho.


Se sofres de alguma condição mais grave como depressão, pensamentos suicidas, fobias extremas, distúrbios alimentares, traumas profundos, transtornos de personalidade ou de outro tipo, deves considerar contratar um profissional adequado que te guie num processo mais profundo e individual.

Isso não significa que não consigas ultrapassar certos desafios sozinho, mas considera que juntos vamos sempre mais longe e aliás tu não necessitas de carregar todo esse fardo aos teus ombros, ainda existe quem se preocupe, verdadeiramente .


 

INICIANDO A JORNADA


Para iniciares a tua Jornada precisas de ter as ferramentas certas, os mantimentos certos e saber para onde queres ir, não é só comprar o bilhete e entrar no primeiro barco disponível.



3 Ferramentas Poderosas para a Viagem


1. A Arte do Autoquestionamento como a tua Bússola Interna


Uma das ferramentas mais poderosas no desenvolvimento pessoal e espiritual é a arte do autoquestionamento, esta ferramenta consiste em colocares-te questões que te guiem a uma resposta aprofundada sobre os teus verdadeiros motivos, razões, ações, pensamentos, (...)

Exemplos de questões que te darão chaves para abrir portas importantes:

  • O que é que eu acredito sobre mim que me faz sentir de forma negativa?

Faz uma lista de coisas que acreditas sobre ti que te fazem sentir mal.

  • Porque escolho acreditar em tais coisas?

Desenvolve o tópico, vais descobrir respostas como:

- Não sou bom o suficiente;

- A minha mãe sempre me disse que era desta forma;

- A vida é perigosa;

- Porque toda a gente é assim;

- Porque me abandonaram, me fizeram mal, espezinharam, disseram isto e isto (...);

- Tenho esta noção de mim mesmo;


Estas respostas revelam crenças muito profundas e enraizadas que são a origem dos seus sintomas físicos negativos, ou seja sentimentos.

  • O que me impede de me sentir feliz neste momento?

Se colocares algum fator à frente, vair ter de ler novamente a pergunta, até ela fazer um novo sentido. A verdade é que não existe nada que te impeça de te sentires feliz neste momento a não ser um pensamento ou uma crença de que não mereces ser feliz neste momento, a ótima noticia é que as crenças e os pensamentos estão no nosso controle, então nós podemos escolher mudar!

2. A Meditação Mindfullness como Botão de Reset do teu Mundo Interior;


Das meditações mais importantes a aprender e a desenvolver é esta, e porquê?

Sem aprenderes a sintonizares a tua consciência com o único momento que existe - O Presente, a tua mente nunca irá te dar descanso e o teu corpo também não.

Vê as coisas desta forma, se a tua mente está mal configurada, cheia de programas tóxicos e negativos e o teu corpo experiência o resultado disso mesmo, transmitindo-te os sintomas que advêm como uma antena de uma rádio, não achas que se continuares em piloto automático vais continuar a apanhar as mesmas estações?

A única forma de fazeres reset é desligares a ficha da tomada e é para isso que esta poderosa meditação serve, para descansares do constante excesso de pensamentos.

Pensar é uma doença hoje em dia e necessitamos urgentemente de desligar.

Bem esta meditação requer prática, mas os seus benefícios são Tremendos e Gigantes;

Começa devagar, implementando esta prática no dia-a-dia, nem que seja 5 minutos por dia.

É verdade que a tua mente vai lutar contra a rendição, mas tu tens de ser mais forte que ela, caso contrário ela vencer-te-á todas as vezes e nada feito!

3. O Sentimento da Gratidão como Faísca para acender a tua Fogueira Interior


Sentires-te grato não é o mesmo que contares e agradeceres todas coisas que tens na vida.


A Gratidão é a apreciação, é apreciares, contemplares a vida, a ti mesmo, todos os acontecimentos que experienciaste, seja pela lição que aprendeste ou pela benção que recebeste...

  • Faz uma lista de 20 coisas que aprecias em ti, na tua vida, no teu parceiro, no futuro que queres criar, nas lições valiosas, etc;

  • Clama essa emoção para dentro de ti - sintoniza-te com ela;

  • Troca o reclamar com o abençoar, agradecer;

  • Deixa ir pessoas que te fazem sentir desvalorizado e deprimido;

A Gratidão é a faísca que precisas para começar o fogo que vai queimar as tuas sombras e acender a tua LUZ;

Espero que este post te tenha ajudado, se ajudou partilha-o com amor.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page